Opções para gastar seu salário #15

por | mar 13, 2012 | Resenhas, Sem categoria

Olá, não-leitores!

Como vai esse ócio?

Enquanto esse post vai ao ar, eu estarei numa feira de embalagem reparando como os chineses estão dominando o mundo! *cof cof* Certo…vamos ao OGS de hoje, então…

EVANGELION

Certo. Isso é um mangá, não um livro. Mas continuo na minha opinião, tudo que teve um preparo e um roteiro estabelecido pra mim é literatura, mesmo que venha acompanhado de imagens.

Por isso, decidi começar por um com um roteiro monstro de bem feito, e até bem pesado. Não em uma conotação física, mas em uma psicológica, o mangá e o anime (que para quem não sabe é a versão animada dos mangás, os quadrinhos japoneses) tem uma temática super adulta e cheia de críticas à sociedade.

A sinopse dessa série do Yoshiyuki Sadamoto(com adaptação pro roteiro do anime do Hideaki Anno) é mais ou menos assim:

Em um futuro apocalíptico, no ano 2000, um meteoro de imensas proporções cai no círculo polar antártico. Com ele, ocorre a maior catástrofe já presenciada pela raça humana, que ficaria conhecida como “Segundo Impacto”, reduzindo a população mundial à metade e provocando diversos distúrbios climáticos e civis.

Quinze anos depois, quando surgiam sinais de recuperação, uma nova ameaça assola a raça humana: os Anjos, seres desconhecidos gigantescos, que cometem incessantes ataques contra a humanidade. Para combatê-los, é desenvolvida uma arma de combate chamada Evangelion, e para pilotá-las foram escolhidas três crianças. Dentre elas, está Shinji, um garoto depressivo que é filho de Gendo Ikari, comandante da NERV, a organização que desenvolveu os EVAs.

O garoto retorna a Tóquio-3 a pedido de seu pai, com quem nunca manteve contato, apenas para descobrir que é o piloto do EVA Unidade-01. Shinji reluta em aceitar o posto, mas, após ver Rei Ayanami, piloto da Unidade-00, ferida em ação, decide combater os Anjos. Começa, então, mais uma derradeira batalha pela sobrevivência da humanidade.

Como o “futuro” nesse caso era mais do que no ano em que foi publicado, 1995, creio que pro autor o mundo já teria quase acabado agora…
O legal da edição da foto que está sendo publicado pela JBC (antes era pela Conrad, que parou no meio do negócio…) é que tem extras no final, comentários de todo o pessoal envolvido na produção do anime, dubladores, roteiristas, diretores, os lindos e talentosos designers que fizeram os Evas se movimentarem de forma magnífica, e vários sketches.
Já saíram as edições de 1 a 5, na versão tankohon, que é a edição japonesa (maior que a brasileira…) e vale muito a pena gastar o suado salário nesse épico.


No anime também, há divergências quanto ao foco, isso é mostrado nos extras do segundo volume, numa entrevista com o Yoshiyuki Sadamoto, o anime é focado num campo mais amplo, enquanto o mangá realmente entra na mente de Shinji.

Por isso, o OGS de hoje vai prum mangá com um roteiro monstruoso de bom.

Enjoy!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. A Teoria da Personalidade Sanguínea | Castelo de Cartas - [...] mangás japoneses, usam dessas tabelas para estabelecer relações entre os personagens, que nem em Evangelion, o qual já fiz…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *