Olá, não-leitores!
Conforme o prometido, hoje tem aquela teoria sobre os tipos sanguíneos! Que é quase um horóscopo sanguíneo…hahaha
Certo, todo mundo já deve ter visto alguma daquelas fichas de personagens, não? Onde diz nome, idade, pais, onde nasceu, morreu, se cresceu numa família difícil, sei lá. Mas tem algumas fichas que possuem um item a mais, o tipo sanguíneo.
Isso sempre aparece nas fichas de mangás e animes, é quase como usamos o horóscopo aqui nesse lado do mundo. Só que em vez de ter o signo, tem o tipo sanguíneo.
Isso começou em 1916, com base em teorias do Takeji Furukawa, ele pesquisava a psicologia humana e ligava o tipo sanguíneo da pessoa à forma com que o cérebro funciona, ele dizia que os tipos sanguíneos reagiam de forma diferente à perguntas, ativando partes diversas do cérebro. E o negócio lá pra terra do Japão é tão sério que chegou a competir com a astrologia.
O legal de tudo isso, é que muitos personagens tem suas personalidades definidas pelo seu tipo sanguíneo, e o legal é que, da mesma forma que achamos que as personalidades definidas pelos signos fazem sentido às vezes, esse lance do tipo sanguíneo também faz. Vamos ao tipos!
É o organizado. Racional. Tudo tem de estar certo e nos trinques. Tem sua privacidade e espaço como locais onde só ele mexe, muda e cuida. Não consegue entender como tem gente que consegue viver no caos. É aquele tipo de pessoa que começa algo e tem de terminar, começa a arrumar e não pára enquanto não ficar satisfeito com o resultado, senão dá aquela sensação ruim, quase um T.O.C.
Sempre pensa no que os outros vão pensar dele e sempre está tentando causar uma boa impressão.
Quando é questionado, usa uma parte do cérebro que corresponde à formação de frases, ou seja, vai criando mais perguntas antes mesmo de responder à primeira. Vai pensando se aquelas respostas vão interferir em algo, se o tom de voz, a linguagem corporal dele também o farão.
Geralmente alguém que é do tipo A, gosta de fazer personagens que também o são, já que é um mundo que faz mais sentido para ele, e geralmente os do tipo A tem certos problemas em lidar com sentimentos.
É o caos, o egoísta por natureza que não o faz por maldade ou intencionalmente. Tem ideiais fixos, e não se importa em viver em locais desorganizados, porque acha que também é um tipo de ordem. É um líder nato, decidido, que nunca muda de opinião, e se acredita que algo é certo, vai atrás se esforçando ao máximo e defendendo a todo custo. Tem uma personalidade forte e inadaptável (ou seja, é aquele teimoso, chato, mas genial.), seu jeito direto e sempre decidido por ser um charme, mas o tipo B não costuma se interessar muito por sentimentos e se enjoa rapidamente. Não liga para regras.
Acredita-se que ao ter um pensamento próprio, usa uma parte do cérebro que libera adrenalina, em entrevistas, o tipo B se mostrou sincero, respondendo claramente e rapidamente as perguntas, sem nem pensar o motivo ou o que pensam sobre ele.
Geralmente, as histórias de um autor do tipo B seguem um ritmo próprio, o sentimento não é o foco das tramas e nunca há um mal absoluto ou um grande vilão.
É o indefinível. Mistura tanto características do tipo A, quanto do B, porque usa ambas áreas destinadas do cérebro para cada tipo sanguíneo, mas nunca simultaneamente ou com controle sobre isso. Ele pode ser muito adaptável, porque seu cérebro está sempre cem por cento ativo e incansável. Costuma ter ideias e fazer coisas que as pessoas não imaginam, é a personalidade mais completa e ao mesmo tempo mais confusa. São sensíveis e carinhosos, porém isso às vezes é só imagem. Em entrevistas, o tipo AB se mostrou disperso, uma pergunta podia culminar numa longa resposta, muitas vezes saindo do assunto. Também mostrou que não costuma dar respostas óbvias, sendo criativo.
As histórias dos tipos AB costumam dar espaço para os mais variados tipos de personagens, sem ofuscar nenhum deles, e dá muito valor aos povos diversos. Tem uma definição ambígua do mal. Enquanto o tipo A faz os malvados como tipos sujos, que fazem tudo de forma destrutiva, o tipo O faz malvados que não escolhem meios para chegar ao seu objetivo, o tipo AB é o que faz o inimigo frio e calculista, muitas vezes com carisma também.
O meu tipo gente! HAHA
É o indefinido. Tem dificuldades de escolher qualquer coisa e é dependente por natureza. É o tipo que mais dá certo com o tipo B, porque precisa de alguém que o puxe pelo braço e tome decisões rápidas. Mas, pelo contrário, não é um fraco. Costuma ter uma vitalidade invejável, e após definir um objetivo não retrai. Mostra seus sentimentos de forma direta (no meu caso, eu sofri influências de pessoas do tipo A…HAHA). Sabe se aproveitar do que tem e fica bem nas sombras dos outros. É bem volúvel e pode se deixar levar fácil, mas se for convencido, é o tipo mais fiel. É o melhor tipo para apoiar os outros. Também é muito realista, apesar de ser romântico. Sua personalidade não é muito visível logo de cara, porque costuma se adaptar às pessoas próximas. Tem aversão por testes de inteligência, não por ser burro. Faz amizades com facilidades e tenta manter todos por perto. Em entrevistas, demorou para responder, mas é muito objetivo.
As história do tipo O geralmente são permeadas por esforço, amizade e vitória. A energia transborda de todas as páginas e os personagens são definidos e tem sentimentos claros (tô falando que sofri influências de outros tipos sanguíneos…haha). A história segue linear e definida, com objetivos claros. (até aí, tudo bem…) E esse objetivo é alcançado. Os vilões do tipo O não escolhem meios para atingir seus objetivos. O genial do Hayao Miyazaki (Totoro, A viagem de Chihiro e váaarios outros) é do tipo O.
Há também uma tabela de relacionamentos, onde dá pra ver melhor quem se dá melhor com quem, em qualquer nível de relação:
AxB = O Tipo A detesta a personalidade do tipo B
BxA = O tipo B detesta gente certinha e sem malícia.
ABx A/B/O/AB = Depende da situação e das tendências do AB, mas tem tipo que dão certo como todos e os que não.
AxA = Uma beleza, se deixar um fica elogiando o outro o dia todo.
BxB = Não se bicam, tem personalidades muito fortes.
OxO = Pode dar certo, mas tem mais chance de dar errado, não porque não se mereçam, mas porque nenhum deles vai se mexer, e uma hora aparece um B…
Numa história básica, teríamos:
O pai A, que é calmo e sempre tenta botar juízo na cabeça do jovem herói B. O jovem herói B tem um grande motivo para salvar o mundo: a menininha O que foi raptada pelo capanga AB do grande líder do mal B. Só que a menininha O acaba ficando indecisa entre seu amor pelo herói B e o charme do vilão AB, que, mesmo sendo do mal, sempre trata ela bem. Daí, quando o capanga AB é derrotado pelo herói B, ele acaba sendo convencido de que está fazendo a coisa errada e muda de lado! E acaba sendo a chave definitiva par derrotar o grande chefe B, já que o herói B não conseguiu pensar em outra forma de derrotar o vilão B que não fosse a sua própria, e acabou fracassando. O mundo está salvo, mas é aí que o capanga AB funda sua própria organização!
HAHA. Ou algo assim, quando vi esse modelo de história, não resisti em colocá-lo.
Vários mangakás, os autores de mangás japoneses, usam dessas tabelas para estabelecer relações entre os personagens, que nem em Evangelion, o qual já fiz a resenha por aqui, tem vários tipos A interagindo a todo momento.
Mas é claro, que mesmo com fundamentos científicos, esse lance dos tipos sanguíneos não é cem por cento certo, a convivência muda muito a personalidade de cada um, também entram nessa mudança fatos marcantes da vida, que podem apagar traços do tipo e criar outros.
Ou seja, é que nem horóscopo, tem gente que acredita piamente, tem gente que não, e tem gente que, como eu, acha super engraçado essas definições de personalidade e fez muitos testes toscos em revistas de garota… mas não leva a sério a ponto de guiar sua vida inteira em redor disso.
Posteriomente (posteriormente é igual à “quando tiver tempo”) farei um estudo ferrenho para definir os tipos sanguíneos dos personagens de Castelo de Cartas – Valete, e colocarei aqui para vossas pessoas!
E vocês? Que acharam do post? Combinou algo com seu tipo sanguíneo?
Enjoy!
PS: Peguei grande parte do conteúdo da Revista NEO TOKYO, edição de número 1, ok? Quem quiser conferir é uma revista muito boa da área de mangás, animes e afins…
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks