Olá, caros não-leitores!
Agora, quantos não-leitores são nerds o suficiente para entender o título?
Certo, para quem não sabe, o dia da toalha é uma homenagem ao Douglas Adams, o autor da Trilogia de Cinco: O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma série que mistura ficção, humor, ironia e bem, basicamente tudo isso escrito de forma incrivelmente genial. Fim.
HAHA… Certo, depois farei uma resenha de todos, é só ter tempo de reler tudo pra ficar mais fresco na mente. É uma Trilogia de cinco que vale muito a pena ler, então aproveitem que nessa época sempre tem promoção da coleção! (foi assim que comprei há um tempo haha)
Agora vem a pergunta:
POR QUÊ uma toalha?
Por quê não usar usar, sei lá, um livro, um broche escrito 42 (piada interna do livro, é a resposta pra Vida, o Universo e Tudo o Mais), um chaveiro da nave coração de ouro, sei lá.
A questão é super simples. Porque se faz tudo com uma toalha, ela faz mais do que… hum… do que muita coisa, é mais útil que um palito de dentes num banheiro sem papel higiênico (o que quer que isso signifique.)
A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;
Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;
Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);
Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc.
Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.
Isso é do livro, logo no comecinho, e já dá pra ter uma noção do estilo de escrita dele e da criatividade absurda de bizarra. O primeiro livro é de 1979, e já falava até das questões ambientais, as quais foram sempre defendidas pelo autor.
E todo dia 25 de maio, se homenageia Douglas Adams, levando uma toalha para onde quer que você vá… hahaha, porque foi nesse ano que ele morreu de parada cardíaca, infelizmente, e ainda se perguntam se o livro que escreveu pela metade seria parte dessa série.
E em 2009, Eoin Colfer, autor da série Artemis Fowl, escreveu o “sexto” livro da série, “E tem outra coisa…”
Ano passado fiz um post também mencionando essa coisa do número 42, tem o link AQUI
Enjoy e leve sua toalha! (quase mais importante que seu RG #coisasquesuamãefaladireto)
Ps.: Bônus do dia da toalha, minha gata com uma animação palpável de participar disso… HUM…
Aprendi o importante uso da toalha e a Sabrina estava um charme, além de você, lógico….
HAHAHA ^^
Olá, Camila!
Bem interessante o seu post! Fiquei sabendo do dia da toalha pelo twitter e – quando fui pesquisar – descobri o motivo da data, rs.
Tenha um maravilhoso fim de semana!
Beijos!
Olá!
Siim… o dia da toalha tem desde 2001, os livros são maravilhosos também, super recomendo!
Bom restinho de fim de semana, rsrs….
Beijos!
Poxa Mila, usar a Nica foi injusto, ela ficou show de bolinha de pelo 🙂