Olá, caros não-leitores!
Como vai esse sábado que é o prelúdio de uma segunda-feira em que faço aniversário?
Certo, hoje, em vez de falar que vou fazer um pato e a lagoa (ahñ, 20, ahñ, ahñ, entendeu? HAHA) eu vou tratar sobre as datas.
Eu honestamente, como escritora, tenho que escrever direto a data em que os fatos estão acontecendo no livro. Porque senão, bem, você tá lá, escrevendo que passaram tantos meses, mas… desde quando? Passaram tantos meses a partir de que mês? E se você colocou algum trecho mencionando que algo iria acontecer depois de “X” meses, como saber quanto tempo tem até esse “x” mês chegar?
A questão da cronologia em um livro é super importante, pois pode confundir, deixar parecer que nem o narrador sabe quanto tempo passou. Ou, em uma situação pior ainda, tornar sua história completamente inverossímil.
Vou dar um exemplo de um livro que li, não vou citar títulos nem nada, nem a situação, mas no trecho em questão, os personagens atravessavam um lugar, que no mínimo, requeria um tempo, digamos, considerável, e meio que indicou que passaram apenas algumas horas para concluir a tarefa.
Não fez nenhum sentido algum. Caso houvessem circunstâncias que permitissem tal ato, tudo bem, mas não haviam, e isso faz parecer que é trabalho de principiante ou que, pelo menos, a pessoa não prestou lá muita atenção no momento.
No livro 2, o Dama, como os personagens viajam um bocado (sem mais detalhes, haha), tenho que manter um mini calendário do lado a todo momento e reler para ver se tudo está fazendo sentido, senão vira bagunça. Fico sem saber se já posso pular para outra situação, se já é hora de alguma coisa acontecer, se estou atravessando acontecimentos que deveriam acontecer com mais calma.
É tudo uma questão de detalhes.
Que às vezes deixamos de lado, porque já que estamos escrevendo, na nossa mente esse calendário funciona, mas na mente do leitor, não.
Por isso, fica a dica para vossas personas sempre, sempre, mantenham o controle sobre as datas e acontecimentos do livro/conto/poesia/sei lá que estiverem fazendo, assim, pra quem lê tudo se completa, faz mais sentido e não cria lacunas no texto.
Alguém já se perdeu em um texto por culpa disso?
Enjoy!
Olá, Camila!
Creio que seja difícil tentar manter a cronologia correta o tempo inteiro. Por isso que muitos autores optam por deixar essa questão sempre vaga. :/
Beijos!
Olá!
É complicado mesmo… mas é o que deixa muita coisa se completar na trama… um livro sempre tem que ser bem pensado, né? 🙂
Beijos!