Sabe aquele final que te faz vontade de jogar o livro na parede?
Quando o final não compensa todo o tempo e energia gastos pra ler o livro…
O que fazer?
Eu honestamente fico muito desapontada quando o livro termina ou super água com açúcar (a menos que ele já tenha começado água com açúcar, aí é manter a constância né…) ou com aquele fim nada. O fim que você lê, relê, relê de novo. E ainda está faltando aquela coisa. Aquele algo a mais.
Quando isso acontece com um livrinho “x” que a gente não se importa, até que nem tem problema. O lance é quando isso acontece em um livro que a gente se apaixona, se apaixona pelos personagens, pelo enredo, pelo estilo de escrita, por cada vírgula que aparece e aí… Bem, e aí a gente fica desapontado por acabar de um jeito tosco e desapontador.
Essa é outra daquelas questões que dependem muito da opinião do leitor, alguns podem nem achar o final do livro “x” desapontador, alguns podem querer visitar o autor(a) e gritar um sonoro “POR QUÊEEEEEEE?”, embora haja ocasiões em que a opinião é unânime.
Uma das séries que me fez sentir assim foi Harry Potter, uma que amo de paixão, mas aquele fim… bem, aquele fim. Outra foi a série os Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare (resenha de um deles AQUI), que apesar de ter tido um final meio clichê, é o tipo de final que a gente espera, depois de ter uma noção já de todos os segredos da série (depois de ler Agatha Christie alguns mistérios ficam bem claros se o autor bobeia haha), mesmo assim a gente sempre tem esperança… HAHA
Às vezes pode ser que o autor(a) não sabia exatamente o que fazer com o final, pode ser que aquele final tenha sido de verdade a ideia, pode ser que ele colocou aquela coisa ali simplesmente porque as outras ideias eram ruins. As possibilidades são imensas, e deixam quem lê às vezes decepcionado por esperar algum outro tipo de final (não insiram aqui quando o autor faz algo completamente diferente do que você espera, só nas vezes em que o livro acaba sem graça mesmo).
De repente é melhor até esperar um bocadinho mais para lançar um livro até sua ideia ficar mais definida, até a “luz” aparecer e te dar a resposta. Eu admito que tenho alguns problemas com finais, às vezes ele não aparece de jeito nenhum, daí fica aquele medo de escrever algo tão vago que deixa tantos nós sem ponta que ninguém vai entender o que você quer dizer, ou um negócio super tosco. Mas tudo é questão de paciência, fazer a história girar em sua cabeça até o final fazer sentido e te der satisfação.
E vocês, tem alguma série ou livro que te deixaram inconformados pelo jeito com que terminou?
Enjoy
0 comentários