Sob Pressão – Diários de uma Escritora

por | set 24, 2012 | Diários de Uma Escritora, Humor, Sei lá, Sem categoria

O que fazer quando a gente só trabalha sob pressão?

Aquela sensação do prazo se acabando… aquela sensação de que vai dar tudo errado… aquela sensação de adrenalina, desespero, e de sua gastrite inexistente começando a atacar… aquele momento em que você está completamente sob pressão… é.

Antes de tudo… sempre que ouço as duas palavras vem uma música automaticamente na minha mente. Uma e tão somente uma. Aperta o play aí e leia post com uma bela música na cabeça. haha

 

Trabalhar sob pressão, ó necessidade viciante de procrastinar que nos torna seres que gostam de trabalhar nesse ritmo desenfreado.
Eu particularmente gosto de trabalhar com prazos. Não gosto quando alguém chega pra mim, me pede alguma coisa e a resposta da pergunta “pra quando?” é “sei lá, vai fazendo” e seus derivados.
Pra mim é desesperador. Gosto de me programar, saber quando tempo eu tenho pra cada coisa, saber se eu vou ter que correr com algumas etapas para ter um resultado minimamente satisfatório.
O sei lá me torna absurdamente fora de ritmo e organização. Preciso daquela data final. Aquela bomba relógio no fim do túnel…

Vai entender.
Não que isso signifique que adore de paixão quando alguém vira pra mim e fala “olha, você tem até amanhã pra fazer isso, pode ser?” Não é pra exagerar tanto na questão do “sob pressão”, mas gosto de ter os limites bem estabelecidos antes de começar alguma coisa.

E prazos forçam resultados, sejam eles bons ou ruins, há um tempo teve uma palestra da ADG (associação de designers gráficos) na faculdade onde faço, com o Orlando Pedroso, um ilustrador de quem você definitivamente já viu alguma coisa, mas nem sabia o nome dele. (vai lá dar o Google, eu espero.)
Depois dessa palestra, considero que minha ideia de sob pressão não era nada comparado ao pensamento dele.
Só para ter uma ideia do conceito dele, ele sempre deixava os últimos 15 minutos do prazo para fazer o desenho. 15. minutos. 1 quarto de hora para fazer seu trabalho.  Depois desse dia nunca mais achei que trabalhava sob pressão. HAHA
Mas era por escolha, ele achava que tinha resultados melhores quando o fazia…
Dependendo da situação concordo plenamente com ele, dependendo acho um suicídio do resultado HAHA
A questão do sob pressão não vai residir somente em prazo, mas também com aquela quantidade massiva de coisas para se fazer com um prazo horrível e assustador. Vide setembro. O horripilante mês de setembro. O fatídico mês de setembro. Mentira. Está sendo assim esse semestre inteiro. Por isso o último Diários ter sido do jeito que foi.

Nem escrever estou conseguindo tempo. Por isso estou tendo de anotar ferrenhamente qualquer fagulha de ideia pra não esquecê-la depois, caderninho já está se acabando já, pobre coitado.

Mesmo assim, prefiro essa questão de trabalhar sob pressão para forçar uma reação.
E vocês, pessoas?
Que acham? Preferem a liberdade temporal de fazer tudo?

 

 

Enjoy!

8 Comentários

  1. Kelly Ane

    Esse tema é complicado…rs! Acredito sim que uma certa pressão como um prazo seja importante para o resultado, mas tem que ser um prazo real, tem muito local de trabalho exagerando nessa ideia, joga 577 coisas pra pessoas fazer e a coitada (tipo, eu!…rs) quase fica louca, sem tempo de comer direito, sem tempo de ir no banheiro, beber água e etc… é um tipo de pressão pouco saudável, eu acho! Adorei o post!

    beijos

    Responder
    • camilaLV

      Exato!
      Tem pessoal que quer tudo pro dia seguinte (ou pro fim da tarde, esses são os piores), essa pressão acaba com a gente de forma absurda! Quase fiquei com gastrite de verdade por causa disso, rsrs

      Beijos!

      Responder
  2. Jeferson

    A pressão ajuda, te empurra…mas o único porém é que o Orlando é bom pra caramba no que faz…mas ele mesmo mencionou que tem momentos que a inspiração não aparece…o que nos resta é encarar e sonhar com as férias…

    Responder
    • camilaLV

      Sim! O Orlando já treinou muito fazer as coisas com pouco tempo, ele deixa pro final por vontade própria, demora pra gente ter essa confiança e habilidade 🙂

      Bjs :3

      Responder
  3. Giane Carvalho

    Ai, eu detesto deixar as coisas p/ a última hora, mas acabo deixando. Ow dilema! =/ Admiro quem consiga se programar e fazer as coisas com tranquilidade, p/ corrigir com calma o q não estiver bom. Juro q eu tento, mas nem sempre consigo.

    Responder
  4. Camila Lourenço

    Nooossa, eu simplesmente NÂO CONSIGO trabalhar sobre pressão! o__O acaba tudo sempre saindo bem pior do que devia… preciso muito melhorar isso em mim… xD Eu sempre faço as coisas com calma demais, prestando atenção em tudo, pra ficar td lindo… sempre lerdamente! xD Quando tenho q fazer alguma coisa muito rápido, fico bem perdida! ._.

    Responder
  5. Camila Lourenço

    iushiauhsiuahsiuahsiu agora q eu reparei nas fotinhos.. adorei! =D

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *