Vozes que escrevem – Diários de uma Escritora

por | out 21, 2012 | Castelo de cartas, Diários de Uma Escritora, Humor, Sei lá, Sem categoria

Aquele momento em que você já ouviu o autor falando e cada uma das letras naquele livro soa como a voz do autor…

A ideia pra esse post veio depois que uma amiga minha chegou pra mim e falou: “Nossa… é difícil ler seu livro, porque leio escutando sua voz falando super rápido” Ri tanto nesse dia…HAHA Mas isso me fez pensar com que voz eu leio os livros que me aparecem…

Quando estou escrevendo esse post, por exemplo, minha voz imaginária começa a falar enquanto escrevo, claro que essa voz imaginária é melhor que a voz real por motivos de acústica, mas isso é outro assunto!

A partir desse comentário comecei a pensar se lia os livros com a voz dos autores que já conhecia, desconsiderando barreiras de idiomas e afins, e até de forma ligeiramente esquizofrênica peguei alguns livros randômicos e tentei escutar o tom da voz mental que os lia. Primeiro que é super complicado traduzir o tom de voz mental… pelo menos no meu caso. Ele pareceu neutro em alguns livros, pendendo ao feminino em outros com autores femininos… e… bem, quando já tinha visto o filme ou nos momentos de diálogos eles ficam migrando do tom ligeiramente masculino para os personagens masculinos e feminino para os personagens femininos, mas tudo de forma neutra.

Não sei o que significa isso, talvez minha criatividade seja restrita à aparência dos personagens e dos lugares e neutralize qualquer tipo de voz, talvez ela tenha preguiça de formar um banco de dados para cada personagem que aparece (se for isso sei que ela teria um treco formando esse banco de dados em Guerra dos Tronos, ia acabar com a memória RAM #tu-dum-piiish), talvez eu não faça ideia do caminho que esse post está tomando e tenha começado a divagar. Talvez.

Achei muito interessante considerar essa análise vocal na leitura, nunca tinha reparado, talvez só perceba minha voz por pura preguiça mental, ou falta de prestar atenção, mas não sei no que isso ajuda. Embora tenha achado meio triste minha amiga ter me falado que achou difícil ler porque eu falava muito rápido naturalmente HAHA Se pudesse ler a mente das pessoas lendo (inception.) seria um artifício muito útil para um artigo científico! (fica a dica, leitores psicólogos! Quero uma citação à minha pessoa nos agradecimentos!) Não saberia o que fazer com os resultados… mas que seria interessante seria… hehe.

Alguém já escutou a voz interna que lê? Não?

 

 

 

Enjoy!

Ps¹.: Pessoas, por motivos temporais a resenha não saiu, segunda ou terça estará no ar!
Ps².: AJUDEM UMA BLOGUEIRA FELIZ VOTANDO NO PRÊMIO TOP BLOG!

Ps³.: Esse post só faz sentido para livros impressos, e-books… não audio-books. Por favor. Fim do devaneio.
Ps4.: Ainda dá pra participar do enorme sorteio que estamos fazendo! Corre AQUI!

6 Comentários

  1. Giane Carvalho

    Como sou ligada em sonoplastia, SEMPRE imagino as vozes dos personagens. As vezes a narração comenta como ela é e eu adoro esse detalhe ehehe quando não comenta, imagino pelas características que do personagem. O ruim é quando vou ver um filme baseado em livro, daí o personagem tem a voz do ator, diferente da que eu imaginava. Me dá uma frustração… Pensando bem, imagino vozes de tudo o que eu leio. Existe uma locutora/produtora/diretora dentro de mim que quando lê, imagina como isso ficaria no rádio. É, sou dessas rs Bjoo

    Responder
    • camilaLV

      Pior que é raro algum autor realmente descrever a voz do personagem, não? Quando descreve é porque é uma característica muito marcante…
      Me incomoda também quando até a aparência do ator é diferente do personagem na minha mente! HAHA Imagina então a voz!

      Beijos! 😀

      Responder
  2. Camila Lourenço

    Nossa! Achei q só eu era a louca que escutava e analizava as vozes!! iuahiaushiuahsiaus
    Eu n sei de onde eu tiro, mas todos os personagens tem vozes na minha cabeça! E, como a leitora aí de cima, eu também fico frustrada, quando a voz é completamente diferente do que eu imaginava.
    Mas, pra falar a verdade, eu sou assim com as cenas também. Eu imagino todos os detalhes, de todas as histórias, seus personagens, cenários… Acho q é por isso q eu prefiro os livros, aos filmes…

    Beijocas.
    Camii.

    Responder
    • camilaLV

      HAHHAHAHAHHAHA
      Aí, ó… tem bastante gente que puxa a criatividade pra todos os cantos… eu preciso voltar a ficar descansada pra conseguir pensar em todos os detalhes dos livros que leio xD
      Mas prefiro livros pelo mesmo motivo 🙂

      Beijos!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *