Dia Internacional da Mulher – Grandes Personagens

por | mar 8, 2013 | Diários de Uma Escritora, Eventos, Sem categoria

E nesse lindo Dia Internacional da Mulher temos o post recheado de grandes personagens de alguns livros (porque são MUITOS) que marcaram muito a minha memória!

 

Tem muitas personagens magníficas que já povoaram minhas leituras, grandes livros que me fizeram ficar encantada, que mostraram que se pode ser feminina, graciosa, inteligente, corajosa e tudo o mais ao mesmo tempo (ou não… haha)… não vou colocar todas senão esse post iria ficar quilométrico, por isso, vou colocar as que me lembro de cabeça e vamos que vamos… HEHE E os que fiz resenha aqui, terão os link nos títulos!

Essa vai ser a linda homenagem a todas as mulheres leitoras que aprendem com os exemplos dessas personagens, com as mulheres incríveis que encontra na vida real e que se tornam todos os dias!

ensaio sobre a cegueira

Foi uma das personagens mais fortes que já encontrei, ela passa por tudo que tem de pior, e ainda é a única que conseguia enxergar, que teve a “responsabilidade” de ser os olhos dos outros. Ela me emocionou muito e é o exemplo de mulher forte que não importa a situação, o que ela tenha passado, permanece firme, embora por dentro esteja praticamente destruída e não aguente muito mais. É uma das personagens mais bem construídas que já li. Uma mulher definitivamente fantástica.

 

 

 

 

eu, robô

A Doutora Susan Calvin é a robopsicóloga que acabou vendo todo o progresso da robótica na Terra e depois no espaço, ela é a mulher que acabou deixando de viver a própria vida para focar no trabalho, e mostra suas fraquezas, suas vontades, sua personalidade teimosa de cientista, sua dedicação ao trabalho e seu esforço em tudo que fazia… Outra magnífica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Quase todas as mulheres – Harry Potter

harry potter

Harry Potter é recheado de grandes mulheres, inclusive as vilãs… Temos a brilhante Hermione, que em toda sua timidez e inteligência, foi pra Grifinória pela sua coragem; A Luna, de em toda sua estranheza chegou a ser a mais sábia; A professora Mcgonagall uma mulher igualmente incrível; A Gina que não decepcionou ao ir para a Grifinória e se tornar quem se tornou (uma das mais decididas, convenhamos); A Sra. Weasley, que em toda sua simplicidade, tinha o coração maior que muitas mães; a Tonks que conseguia encantar a todos; Cho Chang, que mesmo com toda sua indecisão, marcou …

E bem, em relação às vilãs.
É inegável que a Belatrix faria tudo por amor; Igualmente a mãe do Draco, Narcisa, o que ela fez para proteger o filho, a torna automaticamente uma mulher incrível, não importando de que lado ela estivesse; A Rita Skeeter( que me enervou mastermente) é a prova do que uma mulher ambiciosa é capaz de fazer…

E tantas outras que permearam essa magnífica saga, todas com uma característica que as tornavam únicas.

  • Sayuri – Memórias de Uma Gueixa

memórias de uma gueixaTem várias mulheres hiper fortes nesse livro, mesmo as vilãs, e Sayuri passou por tudo até crescer e aprender a sorrir mesmo quando tudo está se desmoronando. Para mim, acho que a profissão de gueixa é uma das mais difíceis, é preciso sorrir, dançar, tocar, como se tudo estivesse ótimo, ser a perfeita acompanhante (sem a conotação maldosa que temos por aqui…), é preciso muita força para parecer feliz quando estamos mal, e as gueixas tem de fazer isso todos os dias.

 

 

 

 

 

 

 

  • Quase todas as mulheres das Crônicas de Gelo e Fogo

guerra dos tronos cronicas de gelo e fogoDigamos que em toda a trama de Guerra dos Tronos e livros subsequentes, só vemos mulheres fortes, cada uma diferente da outra, cada uma com uma força diferente, temos a Daenerys, que passou por tanta coisa e se mostrou uma verdadeira líder; as lobinhas Sansa e Arya, que são a clara distinção de como uma mulher pode ser forte de formas completamente diferentes; a Catelyn (que não deixa de ser uma Stark) que teve de ser imensamente forte para casar com alguém que não conhecia e mudar seu estilo de vida completamente; e também Cersei, que apesar de sua lunaticidade de tempos em tempos, é inegável que faria (e fez) tudo por seus filhos e seu conforto; a Asha Greyjoy, que tomou a dianteira dos irmãos para governar e não se importa em ser mulher; a Brienne, que mesmo não sendo bonita, delicada, feminina, é leal, corajosa, e não tem medo de nada, mesmo sendo a mais tímida de todas, rsrs.
E tantas outras, como a Meera, e a selvagem da Ygritte, cada uma diferente e com uma personalidade muitas vezes completamente oposta.

 

  • Todas as mulheres – Orgulho e Preconceito

orgulho e preconceito

Em Orgulho e Preconceito (e tantos outros livros de Jane Austen) vemos como cada mulher é especial com todas suas diferenças, seja sua inocência, sua teimosia, seu orgulho, sua sabedoria, suas manias e defeitos, e cada uma delas, mesmo a mãe tão obcecada de Lizzie Bennet, tem algo de incrivelmente especial…

 

 

 

 

 

  •  Todas as mulheres – Fruits Basket

Fruits Basket

E pra não falar que não tem nenhum mangá aqui na lista, Fruits Basket é um mangá que trata dos signos do zodíaco chinês e que super recomendo, e todas as mulheres que aparecem tem algo diferente, seja pelo seu passado atribulado, pela sua personalidade estranha ou pela força que tiveram de ter, como a fofa da Tohru.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todas essas mulheres e tantas outras magníficas, sempre mostram como ser mulher significa ser diferente, ser especial, e não implica em ser aquele esteriótipo de Stepford Wife ou do feminismo. Não importa o jeito que a mulher seja, nem se ela tem gostos ditos masculinos, haha, ela é mulher e isso implica em algumas coisas magníficas que não a fazem melhor nem pior do que as outras… mas única.

Então, fica essa mensagem de Dia Internacional da Mulher do fundo do coração do tamanho de um punho que também é uma… HAHA e admira todas essas diferenças que há em todas, e espera que elas se orgulhem do que são, e não tentem fingir que não são o que realmente são (quantos “são” seguidos, haha)!!!

FELIZ DIA DAS MUIÉ! HEHE

 

 

E, claro que tem milhares de mulheres incríveis em milhares de outros livros(se eu fosse colocar todas as minhas preferidas, terminaria esse post no Natal…)  então deixem aí nos comentários outras mulheres incríveis da literatura, quadrinhos, mangás e afins que marcaram vocês de alguma forma! (e muitas vezes te ajudaram a se entender melhor 🙂 )

 

Ps.: Desculpem a falta de formatação das imagens… elas não gostam de me obedecer…

4 Comentários

  1. Sofia

    Oi Camila! Adorei seu post. Só li 1 livro de sua lista, que foi “Orgulho e Preconceito” e é realmente impossível apontar apenas uma, todos têm seus modos marcantes! E a saga linda de Harry Potter, haha! Todas as mulheres da saga são incríveis, adoro a Belatrix ahsuhaush!
    Acredito que uma que me marcou foi Poliana (de Poliana Moça e Poliana), a forma otimista dela, sempre olhar o lado bom das coisas…
    ahh, existem tantas!

    Beijoooos

    Responder
    • camilaLV

      Obrigada!
      Não conheço esse Poliana Moça, vou procurar! 😀

      Beijos!

      Responder
  2. Nina

    Minha maior heroína literária é a Elizabeth Bennet, com a qual mais me identifico. No Ensaio Sobre a Cegueira, gostei mais da rapariga com óculos escuros que proferiu uma frase muito interessante: “dentro de nós há uma coisa, essa coisa é o que somos”. Mas você vai gostar muito de Blimunda, personagem de Saramago no Memorial do Convento. Fica a sugestão.
    Abraços.

    Responder
    • camilaLV

      Elizabeth Bennet é eterna, até hoje conseguimos nos identificar com um personagem dos 1700 e bolinhas…
      A rapariga de óculos escuros é incrível. Vou procurar sobre o Memorial do Convento, muito obrigada pela sugestão!

      Abraços!!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *