Os alquimistas do Discworld descobriram a magia da tela grande. Não que a coisa toda seja exatamente mágica, é claro, mas certamente existe algo misterioso na colina de Holy Wood, algo que parece interferir seriamente na realidade. Sede da indústria cinematográfica do Disco, ela exerce seu fascínio sobre os mais variados tipos de habitantes de Ankh-Morpork – carpinteiros, trolls, anões, cachorros e até o comerciante menos escrupuloso da cidade. Um a um, todos seguem para a misteriosa colina com um estranho brilho no olhar. E vai caber justamente a um estudante da Universidade Invisível que faz de tudo para não se tornar um mago desvendar o que está por trás da magia de Holy Wood…
Sinopse do Skoob.
Quando o espaço não é a última fronteira, e há apenas 500 pessoas realmente reais no mundo, Terry Pratchett viaja em A Magia de Holy Wood entre macacos símios e milhares de referencias Hollywoodianas.
Primeiro o título já é um trocadilho maravilhoso. A capa começa a fazer sentido depois que você está quase terminando o livro, rsrs, e tem uma linda aparição do meu personagem favorito de todo o Disco. A Morte.
Para quem ainda não conhece, o escritor britânico Terry Pratchett tem essa série que ocorre toda no mesmo mundo, o Disco, são vários livros e os personagens apesar de variarem em relação ao protagonismo, sempre aparecem nem que seja de relance em todos os livros. O que é um fato belíssimo, e cheio de easter eggs, por consequência. Mas que não significa que você precisa seguir alguma ordem específica para começar a ler.
Esse livro me encantou pela quantidade massiva de referências, como cenas de King Kong, Lawrence da Arábia, e uma penca de clássicos láaa do começo das “imagens animadas”. As notas de rodapé sempre são um caso à parte, satirizando ainda mais o próprio livro.
Um diferencial dele, é que não tem capítulos, o livro inteiro é um enorme e gigantesco capítulo de 347 páginas. Com apenas mudanças de cenas. A escrita dele é sempre super agradável de ler e os protagonistas são maravilhosos.
Nesse livro, temos Victor, o ápice do preguiçoso, que superou a omissão da preguiça e procrastinação para trabalhar muito duro para não trabalhar.
As pessoas que não atentassem para os fatos apresentados poderiam pensar que Victor Tugelbend fosse um rapaz gordo e de saúde frágil. Mas na verdade ele era incontestavelmente o aluno com mais inclinações atléticas da Universidade. Ter que arrastar quilos extras por todos os lados representaria um esforço excessivo, então ele cuidava para nunca engordar e se mantinha em boas condições físicas. Afinal fazer as coisas com os músculos em ordem representava um esforço muito menor do que tentar fazê-las carregando bolsas de flacidez.
Página 39
Quão genial é isso?
Temos também Dibbler, Ginger, Gaspode, o Cão Prodígio, o Bom Garoto Laddie, o arqui-reitor Ridcully (sintam o trocadilho aqui também…) em sua primeira aparição, e o bibliotecário, que é um símio, e não um macaco, que é uma espécie de R2D2 do Disco, pois só diz “oook” e toda a galera entende. E uma penca massiva de trolls, diabinhos, alquimistas esperançosos por uma invenção que dê certo, e uma caverna cheia de portais para uma dimensão inexistente.
É um livro hiper divertido, hiper maluco e com personagens super verossímeis, que enquanto você lê se tornam reais. O real de Holy Wood, que dura apenas o tempo suficiente. E enquanto isso, HOly Wood sonha. Sonha ser importante, sonha não ser esquecida, sonha tornar o irreal em real. É uma ideia muito ocupada. E Ankh Morpork nunca deveria esquecê-la.
Foi uma delícia de ler, e um dia tenho certeza que lerei todos os livros do Discworld. HAHA #fé.
E aqui no Tumblr você vê os trechos que separei do livro!
A Magia de Holy Wood
Autores: Terry Pratchett
Editora: Conrad
Páginas: 347
E lembrem que para recomendar a próxima resenha é só ir lá no meu skoob e deixar sua sugestão com base nas metas! Pode comentar no facebook, aqui, no skoob mesmo… total liberdade. hehe
Até mais!
Ps.: Estarei viajando na semana que vem, vou para um evento de Design, mas há uma resenha programada para semana que vem, então aguardem!!!
0 comentários