E como ainda não saiu a resenha de 1808… aqui vão alguns trechos que me deixaram refletindo e um bocadinho chocada pela gente não ter mudado tanto assim em 200 anos e pouquinho…
“O Brasil não é lugar de literatura”, afirmou James Henderson. “Na verdade,a sua total ausência é marcada pela proibição geral de livros e a falta dos mais elementares meios pelos quais seus habitantes possam tomar conhecimento do mundo e do que se passa nele. Os habitantes estão mergulhados em grande ignorância e sua consequência natural: o orgulho.”
1808, Laurentino Gomes, pág 269
“Aqui, a natureza tem feito muita coisa – o homem nada. Aqui a natureza oferece inúmeros temas de estudo e admiração, enquanto os homens continuam a vegetar na escuridão da ignorância e na extrema pobreza, consequência apenas da preguiça. “
(botânico inglês William John Burchell, no Brasil entre os 1825-1830)
1808, Laurentino Gomes, pág 269
Esses dois trechos são apenas constatações de viajantes estrangeiros que vieram para o Brasil na época em que a família real portuguesa veio dar seus ares para criar seu “império americano”. Acho que essas duas falas ainda valem para o Brasil atual, não melhoramos muito nesse aspecto fazem mais de 200 anos… Curioso.
A (big) resenha sai em breve, até lá fiquem com esse barulho, haha
Tem mais trechos no Tumblr, e fiquem espertos que vai ter novo colaborador aqui no blog, com mais posts reflexivamente bizarramente designísticamente postados.
Foi o Monteiro Lobato que disse que uma nação se constrói com homens e livros, nao foi?
Então, provavelmente ele não falava daqui.
Beijos.
Provavelmente não, Nina, acho que ele tinha algum outro lugar na mente…
Beijos!
=/ temço.
Só um bocadinho…