E em Dreams of Empire, temos uma visão futurista do que aconteceria se César não tivesse virado imperador Romano…
Esse é o segundo livro dos lançamentos especiais pros 50 anos da série Doctor Who que li! O primeiro, Ten Little Aliens, já foi resenhado por acá, e foi apaixonante pela visão de Agatha Christie e o livro mais lindo de todos “E não sobrou nenhum” ou ” O caso dos 10 negrinhos”.
Nesse Dreams of Empire por Justin Richards, temos uma outra versão. Essa mais histórica e com muito xadrez. O autor partiu da premissa de “o que aconteceria se César tivesse perdido a batalha no Rubicão e jamais continuado seu rumo para virar Imperador da então República Romana?”
Com a premissa da possível derrota, jogadores viciados em xadrez, o segundo Doctor brisadão, os companions Victoria e Jaime (como não assisti nada do segundo Doctor, nem conheço os companions direito, foi um processo imensamente joia de conhecer e pensar os personagens) chegam em um asteroide prisão onde há um homem da máscara de ferro. César, que ao perder a batalha que definiria seu futuro, foi julgado e quase morreu incinerado por um golpe do Senado.
O livro corre de forma tão gostosa, a escrita de Justin Richards é uma delícia, e o livro corre por vários pontos de vista, com aquela dose que todo documentário sobre Roma tem de traição, política corrupta, generais com vocação para comandar, uma subversão de exércitos e uma visão maravilhosa sobre dominação partindo do Doctor. A ideia foi muito bem construída, e as hipóteses políticas de uma derrota de César (no livro Kesar) também. O Triunvirato aparece discretamente,
“It’s always best to argue from a position of knowledge”, the Doctor said as they emerged into a long hallway. “though that doesn’t stop some people, I admit.”
Doctor Who – Dreams Of Empire, Justin Richards, pag 41
(tradução da pessoa aqui)
“É sempre melhor discutir de uma posição de [conhecimento] sabedoria.”, o Doctor disse enquanto saíam em um longo corredor. “Embora isso não impeça algumas pessoas, eu admito”.
Depois da leitura dos dois primeiros volumes, deu pra sentir um começo de tendência de livros cheios de suspense e plot twists, da mesma forma que a série corre, eu particularmente adoro adaptações de clássicos pra outros contextos, por isso gostei tanto do primeiro e desse segundo. Foi uma maneira de também conhecer os personagens e encarnações do Doctor de forma pouco forçada e muito bem elaborada. Não dá pra falar que os 11 livros serão assim, mas conforme as resenhas forem indo, eu vou dando o veredito contínuo haha
E como um adendo final. Que final esse livro. Que final. E que peça de xadrez genial.
Dreams of Empire – Doctor Who
Autores: Justin Richards
Editora: BBC Books
Páginas: 320
0 comentários