E, mais uma HQ aqui no blog, essa Os Invisíveis do Grant Morrison, cheio de loucuras, molotov, ficção científica e prevejo que o que mais der na telha da mente bizarra do autor…
Uma sociedade secreta atua ao longo da História contra misteriosas forças que trabalham para oprimir física e mentalmente a evolução da humanidade. Eles são Os Invisíveis, e contam com nomes como Lorde Byron e Percy Shelley em suas fileiras. Mas este primeiro volume traz o recrutamento de um membro muito menos conhecido, mas de potencial ímpar. E um outro que escandalizou a sociedade de sua época! (Sinopse do Skoob)
E, faz um tempo que comprei essa HQ na banca, (admito que o fiz por conta do nome da Jill Thompson na capa, haha, embora ela ilustre apenas alguns capítulos) mas não tinha começado a ler por conta da correria no mestrado. MAS. Finalmente o terminei.
E que viagem.
Grant Morrison pirou o cabeção, usou alguns itens ilícitos (provavelmente) e pensou: “Dane-se, to afim de escrever algo que consiga reunir todos meus interesses, drogas, sexo, ficção científica, história, viagem no tempo, conspiração, magia…” E pimba. Lá está Os Invisíveis.
Sempre confio na qualidade de uma HQ que a Panini com o selo da Vertigo lança, então, quando vi que tinha Jill Thompson e o selo na capa, não resisti. Nem fui conferir a sinopse ou resenhas antes, então comecei a ler sem pretensões ou noção do que ia encontrar. E achei uma série com o espírito revoltado da década de 90. Tem o estilo das vestimentas, o ritmo alucinado da escrita, o estilo do próprio Grant Morrison, tudo numa viagem quase alucinógena, onde se tem algumas cenas random paralelas que honestamente não compreendi bem com alguns escritores como o a Shelley, Percy Shelley, Byron e os colegas contemporâneos. Provavelmente é um gancho pra entender alguma coisa no futuro. Ou não, isso seria esperado do perfil de Grant Morrison locão que construí pelas cartas dele no final do volume. HAHA
Nesse primeiro volume tem até uma aparição bizarra do Marquês de Sade com uma representação do livro 120 dias de Sodoma… algo no mínimo imensamente perturbador.
Ela tem uma temática pesada, à lá punk de “vou jogar a realidade nua, crua e cruel na sua cara com uma velocidade insana”, e nada é poupado nesse ritmo. Eu gostei bastante e comprei o 2, que já saiu em Minas Gerais, não há uma previsão ainda de quantos volumes serão no total, mas conforme for sabendo, atualizo nas próximas resenhas.
Super recomendo para quem não fica tenso com cenas de violência absurda, torturas, sadismo, e tensão. haha Tem muita piração, mas uma personalidade absurda, e foi isso que me encantou o suficiente para comprar o segundo e ver onde tudo isso vai parar.
Os Invisíveis – Volume 1
Autores: Grant Morrison, Steve Yowell, Jill Thompson, Dennis Cramer
Editora: Panini Vertigo
Páginas: 236
(e não esquece de participar do sorteio de aniversário que tá rolando! :D)
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks