Com um toque leve como crianças contando histórias, Piscina já! te traz aquele choque de realidade que tanto marca um passado com uma ditadura…
Sinopse: Era um Brasil bem diferente. Um país debaixo de Ditadura. Tem gente que não conheceu esses tempos e nem imagina como foi. Era dureza, chumbo grosso. O Brasil estava um breu na época. E mesmo assim a garotada do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão. E foi uma aventura dessas que quem viveu nunca esquece! Como foi? No que deu?… Está contado aqui… em Piscina Já! Uma viagem para um tempo em que gente como a gente lutou – de várias maneiras – pela liberdade! (Sinopse do Skoob)
Esse é mais um livro que ganhei da parceria com a Editora Biruta! Piscina Já! do Luiz Antonio Aguiar e ilustrações do Tiago Lacerda, escolhi ele por conta da temática, queria ver como ele trataria essa temática com essa visão infantil. Uma época que entre dualidades teve avanços e retrocessos profundos. Que ainda sentimos até hoje.
A escrita dele é uma delicinha, e vemos pela visão de uma garota todos os acontecimentos de uma etapa da vida dela. Durante a ditadura. O que mais gostei no livro foi a leveza de uma narrativa infantil casada com a intensidade de acontecimentos pesados, tudo de forma super harmônica.
“Foi o verão mais gostoso das nossas vidas.
O Brasil ‘tava um breu.
Mas pelo menos ali, no Condomínio da Colina, uma garotada metida havia derrotado a ditadura.”Piscina Já!, Luiz Antônio Aguiar, p. 74.
Ela conta um tempo de férias, onde um certo general Pimenta quer abusar do poder pra ter uma piscina particular, ao mesmo tempo em que um drama paralelo segue, Tio Zeca, com “aquelas camisetas com estampas de Che Guevara, barba tipo eu sou comuna e seus cabelos bagunçados”, acaba sumindo. Sua casa frequentemente invadida, o drama da sua família com mãe solteira nos anos setenta, o drama de sua avó tentando descobrir se seu filho ainda estava vivo. Tudo isso enquanto crianças crescem e brincam.
“Tinha onça naquela mata.
Eu sei. Eu vi.
Numa noite em que a gente foi dar uma volta lá por cima, no morro. Com o Tio Zeca.
Levamos o telescópio para ver estrelas e ele prometia:
– Sem a iluminação lá de baixo, vamos ver muito mais céu. Muito mais estrelas.
De repente, a fera apareceu na nossa frente, à luz das lanternas.
Parecia enorme. E ameaçadora. Tão forte. Tão selvagem. Tão mata virgem.”Piscina Já!, Luiz Antônio Aguiar, p. 44
Ele é super curtinho, e no final ainda tem um apêndice pra entender melhor aquela época e o jeito como tudo funcionava… é uma leitura super rápida e gostosa.
Piscina Já!
Autores: Luiz Antonio Aguiar, Tiago Lacerda (Ilustração)
Editora: Biruta
Páginas: 104
(e não esquece de participar do sorteio de aniversário que tá rolando! 😀 ainda tem tempo!!!)
Oi Cá, tudo bem? Pois é, quem é vivo sempre aparece, né? haha
Eu vi esse livro na bienal e me segurei muito pra não comprar, mas provavelmente será o próximo que vou pedir de parceria haha
Sua resenha é a primeira que eu leio e é bem o que eu imaginava mesmo, assim como os outros livros da Biruta, é uma leitura leve e com ilustrações lindas.
Acho legal como um tema tão “duro” como a ditadura possa ser narrado com naturalidade de crianças, né?
Beijo!
Olá, @Juh Claro ! :DD
HAHA, pode aparecer sempre que quiser!
Ah, recebi o email comentando o livro, achei tão carismático que precisei pegar, e é isso mesmo, super gostoso de ler e fluiu tão rápido que dá vontade de ser mais longo pra conhecer melhor tudo e todos.
Vou ficar de olho pra saber o que você achou! 😀
Beijos!
Adorei a resenha! Obrigado! É bacana pacas ter leitores assim! BJJJ Luiz Antonio
(PS: Dá uma passada no meu blob. Tem discussão permanente sobre Literatura – POP e CLÁSSICA – e um seriado publicado em episódios semanais (“Os Dados da Maldição”: http://luizantonioaguiar.blogspot.com.br/search/label/Fora%20de%20Ordem
Que bom que curtiu! 😀
Foi uma belezura de ler! 😀
Vou conferir ^^
Abs!