Last of the Gaderene – Doctor Who 50th OGS #108

por | set 3, 2015 | Resenhas, Sem categoria

doctor who

E consegui ler mais um livro da coleção de 50 anos de Doctor Who! Agora com Last of the Gaderene do Mark Gatiss, vem ver as brisas com os Slitheen

Para conferir os outros livros dessa coleção que levei 1 ano pedindo pelo book depository aos pouquinhos venha aqui:

Livro 1: Ten Little Aliens

Livro 2: Dreams of Empire

The aerodrome in Culverton has new owners, and they promise an era of prosperity for the idyllic village. But former Spitfire pilot Alex Whistler is suspicious – when black-shirted troops appear on the streets, he contacts his old friend Brigadier Lethbridge-Stewart at UNIT The Third Doctor is sent to investigate.

Last of the Gaderene – Sinopse do Skoob

E estou demorando para conseguir concluir a coleção toda, mas aos pouquinhos estamos indo… haha Esse terceiro livro retrata uma aventura do terceiro Doctor, junto com as figuras da companion Jo e do Lethbridge-Stewart que apareceu em pontas nas últimas temporadas. O autor  desse é o maravilindo do Mark Gatiss.

O começo do livro é bem paradão, e honestamente estava meio desanimada, as cenas não estavam muito claras. Mas depois. Engrenou.

E engrenou de tal forma que você tinha vários arrepios conforme descobria os planos da Legião Internacional, quando aqueles sorrisos arrepiantes dos Gaderene eram descritos e quando um ~certo personagem~ se revela também. As melhores cenas são as de suspense montadas quando a Legião realmente começa a agir.

É um livro não muito longo, mas que depois que engrenou comecei a ler e não parei até terminar, o cotidiano de Culverton, a preocupação que você fica com os moradores, o jeito do 3º Doctor de ser e de resolver as situações… e também ter esse contado com o Lethbridge, que pra mim foi o mais legal, pois era um personagem que não tinha tido contato prévio ainda.

E a Bliss. A Bliss imaginei como uma espécie de Slitheen, me lembrou muito a personagem feminina deles. Na minha mente era apenas uma espécie diferente pra mesma proposta.

Nesse ponto fico imaginando se não seria uma excelente substituição ao episódio perturbador dos Slitheen na primeira temporada do reboot. HAHA (embora tenha gostado deles quando voltam a aparecer depois, mas o episódio em si é bem… peculiar.) #fikdik

Uma coisa que gostei muito em relação à narrativa do Gatiss é o jeito como ele expõe aquelas hipocrisias humanas, aquelas mentiras e pontos de vista que criamos de nós mesmos e dos outros como se fossem verdades absolutas. Você começa achando uma coisa de um dos personagens, e PIMBA, quando vê o ponto de vista desse personagem muda tudo. É um jeito muito agradável de ler, o narrador vai variando confortavelmente e (como a coleção é em inglês) não é tão complexo como achei que o Gatiss seria.

Foi uma leitura cansativa no início mas depois gostei de tal forma e se concluiu de tal jeito que fiquei muito satisfeita com a leitura. Gatiss mora no meu heart ainda.

 

Last of the Gaderene
Autores: Mark Gatiss
Editora: BBC Books
Páginas: 320
quatro estrelas

Link no Skoob

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *