Na história protagonizada pelo irmão mais velho do Mestre dos Sonhos, o Destino, uma pequena cidade do século 21 está subjugada à cruel sombra de uma terrível praga e os habitantes escondem-se em suas casas aguardando o inevitável. Até que um estranho misterioso chega e oferece respostas saídas do mítico Livro do Destino. Mas os segredos do passado tornam-se pálidos frente a um mistério muito maior que se apresenta – e as palavras proféticas podem selar o destino dos poucos sobreviventes da praga.
“No lugar onde as trilhas se bifurcam, seus pés podem estar pisando sobre os restos dos atalhos abandonados de ontem. No lugar onde o passado é perdido, as sepulturas dos anos esquecidos podem estar à espreita. E, aqui e ali, fantasmas não nascidos podem assombrar as fronteiras entre o berço e a sepultura. Mas todas as trilhas levam ao Jardim de Destino. Fatalmente.”
Livro do Destino, Publicações GrimórioSinopse por Nós Geeks
Destino: Crônica de Mortes Anunciadas é uma história super diferente, que te prende do começo ao fim… e o traço… bem. Alguns deixam a desejar.
Certo, finalmente uma resenha por aqui desde… bem, desde algum tempo. rsrs
Essa HQ é o terceiro volume da série Sandman Apresenta, onde pelo menos um personagem presente nessa ilustríssima história do Neil Gaiman aparece, nos anteriores, apareceram o próprio Mestre dos Sonhos (resenhado aqui também) e as Fúrias. Não vai ter resenha do As Fúrias ainda porque não consegui terminar, mas aguardem!
Nesse volume quem aparece é Destino, que pelo nome já dá pra ter uma noção, embora ele não seja o protagonista em si.
A história tem como protagonistas Ruth, que perdeu toda sua família durante a volta da Peste Negra nos anos 2000, e que 9 anos depois, num cenário super apocalíptico recebe a visita de John Ryder, que depois vai falar sobre o Livro do Destino, que diz saber sobre tudo que vai acontecer e já aconteceu (tanto que lá, ele já havia previsto a volta da peste) e vai contando o que estava escrito por lá e sobre as duas primeiras vezes em que a peste assolou a Europa e afins.
Um diferencial é que cada trama (a principal e as outras 3 que John narra) tem um desenhista diferente, o que ajuda a dar um clima diferenciado e separar épocas e histórias, sou super a favor dessa forma de narrativa, que também pode ser possível nos livros mudando a fonte da letra, mas, e agora é apenas uma questão de opinião, o traço da trama principal foge completamente ao meu gosto. É um traço sujo e sem muita forma, e que não conseguiu me cativar tanto quanto os outros. Consegue trazer aquela coisa de Apocalipse, mas não me agradou.
A história em si é muito bem escrita, e dá apenas algumas dicas do mistério maior que está por trás, o que adoro, livros que jogam todos os segredos de forma pouco cuidadosa parecem perder a graça, e esse dá apenas algumas dicas discretas. Alisa Kwitney, a roteirista fez um excelente trabalho em suas 164 páginas e consegue te prender até o final, então vale super a pena ler, e tirar suas próprias conclusões em relação à arte…rsrs
O final deixa aquele quê de “e agora??? Não acaba ainda não, eu ainda tenho algumas perguntas!!!” O que significa que fizeram um bom trabalho, haha, mas o mais legal foi a introdução escrita pela roteirista.
Ela começa já com o título: “Crônicas de uma Hipocondríaca Contadas Três Vezes” e num trecho super curtinho fica falando de como virou uma master hipocondríaca enquanto estava grávida e em vez de ler “O que esperar quando você está esperando” lia sobre vírus, o ebola, peste bubônica (e ela conta uma coisa que nem eu sabia, existem 3 tipos de peste: a bubônica, a septicêmica e a pneumônica, em ordem crescente de virulência, achei super legal curiosa como sou…HAHA)
Então, a ideia de começar um livro sobre a volta da peste negra com um comentário SUPER hipocondríaco foi genial pra mim.
Então, ‘bora se tornar hipocondríaco antes de ler essa HQ! HAHA
Destino: Crônica de Mortes Anunciadas (2011)
Autores: Alisa Kwitney; Kent Williams, Michael Zulli, Scott Hampton, Rebecca Guay
Páginas: 164
Link da resenha no Skoob
Enjoy!
Olá, Camila!
O livro – aparentemente – é bem diferente, mas não sei se o leria. A trama parece ser boa, mas não fui fisgada pela sinopse – infelizmente.
Beijos!
Olá!
Sim, a trama foge de bastante coisa clichê… mas a sinopse não atrai muito, admito… 🙂 minha primeira atitude foi comprar porque era parte da coleção, da mesma forma com o As Fúrias… que fiquei bastante desapontada… faz parte… haha
Beijos