O Circo da Noite – OGS #31

por | set 27, 2012 | Resenhas, Sem categoria

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba. (sinopse do skoob)

O Circo da Noite desaponta bastante no começo, mas depois consegue encantar o leitor até a última página.

Atenção! Resenha extra-comprida hoje HAHA (mas vale a pena… eu acho.)
Outro que comecei a ler porque já tinha virado bafafá, rsrs.

A princípio fiquei com uma sensação de que o bafafá em cima dele era falso. Tanto que o começo me deixou com aquela cara de “sério, 368 páginas disso?” Mesmo assim, continuei lendo, e lá pela página 70-80, mudei de ideia. Me apaixonei pela história, e embora algumas partes tenham sido clichês, e o duelo em si meio maçante, o final me deixou impressionada pela criatividade da autora.

Sou muito fã de livros que colocam o leitor como personagem, e a cada parte tem um trecho de como se o leitor estivesse entrando em uma das tendas do Le Cirque des Rêves (ou O Circo dos Sonhos), então considero essas cenas as minhas preferidas de todo o livro.
Gostei também dos trechos de abertura dos capítulos, geralmente se usa trechos de livros famosos, de autores famosos, mas nunca tinha visto um trecho de abertura escrito por um personagem, e isso me conquistou também.

O acabamento gráfico do livro é magnífico. Sem tirar nem por. O interior da capa com as faixas pretas e brancas, gerando aquela ilusão de ótica incrível é super feliz em suas intenções, e a tipografia utilizada internamente e a composição gráfica das partes e capítulos foi muito bem pensada e ajuda a dar o clima de refinamento e encantamento que o circo proporciona a seus visitantes.

Um fato que me atrapalhou um pouco foram as datas dos acontecimentos, que aparecem em cada capítulo. Aparece o título, o local de acontecimento, e a data. O livro vai pulando de futuro pra passado de forma tão abrupta que tive de voltar diversas vezes para checar quando tinha acontecido tal fato, o que me incomodou um pouco, mas lá para o final do livro, já se ia decorando o ano de acontecimento de cada uma das cenas, dando-se que a época não variava. Os personagens foram bem escritos, mesmo que por essa questão de ficar pulando de datas freneticamente não tenha dado para se apegar muito em nenhum, e apesar de não gostar dessas garotas meio frágeis e com ar de Julietas, Celia não me desapontou em sua criatividade para resolver seus problemas, se o tivesse feito se juntaria à grande parte de protagonistas que acho extremamente chatas. Gostei muito do Alexander, a autora o fez crescer durante o livro, e ele acabou se tornando meu personagem preferido. Ainda mais depois uma fala linda que faz lá pro final. Marco me parece aquele personagem masculino atraente e um tanto superficial, mas combina perfeitamente com Celia. Os gêmeos Murray são uns fofos, Tsukiko continua me assustando (adoraria ver ela fisicamente), e o Circo.

Ah. O Circo é um espetáculo à parte. Ele se torna o protagonista e rouba a cena de todos. Sem exceção. Ele me deu uma vontade enorme de um dia acordar e falarem que um circo todo preto e branco havia parado na cidade, para que eu pudesse estender os limites da imaginação naquelas tendas. A cada descrição das tendas eu pirava mais. Nisso a autora terminou de me conquistar, se ainda não o havia feito, a cada tenda, a cada descrição, mais uma corda me era amarrada em direção à história, tanto que a terminei com um enorme sorriso no rosto haha

O final foi o que achei mais magnífico, como se a história inteira culminasse naquela justificativa, (só selecione se quiser ler um pequenino spoiler) tanto que no fim você até poderia se perguntar como o narrador poderia ser um narrador personagem e onisciente ao mesmo tempo, mas essa justificativa é dada no meio do livro. Adorei. (fim do mini spoiler haha) Nele também foi onde mais me encantei com o texto, as melhores falas e explicações estavam lá, e olha que o final é sempre um desafio, às vezes a história está lá. Toda quietinha e estragam tudo no final.

Vale muito a pena ler, realmente, e pelo conjunto da obra, não tem como não dar 5 estrelas para ele.

O Circo da Noite (2012)
Editora:
 Intríseca
Autores: Erin Morgenstern
Páginas:368

Link da resenha no skoob

Vamos aos extras então!

Primeiro que em comemoração ao lançamento em capa dura do livro, foi lançado um capítulo extra falando só sobre o Carrossel… Vale a pena ler, está no fim desse post! (só abaixar! hehe)

Achei maravilhosa a capa brasileira, melhor que a original, que penso que tem objetos demais, mas a japonesa… linda. Dá vontade de saber japonês só pra ter essa capa e conseguir ler o que está lá dentro HAHA Sintam só:

Outra coisa muito legal que acabei achando foi um casamento inteiro com o conceito do livro. Ficou realmente lindo, tem algumas fotos abaixo.

O resto das fotos você consegue ver aqui: Green Wedding Shoes (antes de chegar nesse site, achei nesse blog aqui.

Aqui você confere o capítulo extra que achei no site oficial da autora!

 

The Night Circus by Erin Morgenstern (Excerpt)

 

Enjoy!

2 Comentários

  1. Camila Lourenço

    Ah, Camila, assim vc me mata! A cada resenha sua eu fico com vontade de ler MAIS UM LIVRO! Haja TEMPO pra isso! asiuhsiuhasiuhisuhaiush Um dia vou ler esse também… Agora eu preciso de “A Fúria Dos Reis” OMG, como eu preciso! (terminei o “Guerra Dos Tronos” ontem a noite! ç_ç) aosahoashasuhasiuhisauh Como sempre a resenha está óoootima. Parabéns! =D

    Responder
    • camilaLV

      HAHAHHAHAHA assim que é bom! ^^
      Imagine eu… procrastinando coisas da facul pra ler haha Você vai pirar o A Fúria de Reis… vou começar o terceiro assim que conseguir respirar hehe
      Obrigadão!!!

      Beijos!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *