Fundo de Quintal – OGS #35

por | nov 15, 2012 | Resenhas, Sem categoria

“Fundo de Quintal reúne poemas já publicados em revistas, sites, jornais e ainda outros inéditos, além de fotografias tiradas pelas lentes atentas do autor. Foram pescados no baú de raridades que Ciro guarda sob o seio da família e de suas memórias. (…)
Há também aqueles que tratam da vida cotidiana, de declarações de amor e de muitas homenagens realizadas pelo autor, que sempre acreditou que palavras bem escritas podem e devem servir como algum dos melhores carinhos para o próximo.
Fundo de Quintal traz o espírito de sua gente, do que temos dentro da alma. Observação dos ciclos da natureza, das belezas da terra.(…)

Fundo de Quintal é aquele tipo de livro com poesias rápidas, singelas e que descansam a mente e a alma.

E mais um livro nacional estreando nesse blog! Esse ganhei de presente da Camila Lourenço! Lá do Camii Lourenço!
O autor, Ciro dos Santos era o avô dela, e bem, como eu não conhecia muito sobre ele e sempre é bom conhecer mais sobre esses talentos regionais, pedi para Camila me passar um mini resuminho de quem foi esse autor que não terei a chance de conhecer por esse mundo, mas um dia hei de parabenizá-lo pessoalmente! (a mini-biografia foi feita pela Ines Santos, mãe da Camila.)

CIRO DOS SANTOS , nascido em 03/02/1934 na cidade de Guaratinguetá, interior do estado de São Paulo.
Cursou os cursos primário, ginasial e normal no Instituto de Educação Conselheiro Rodrigues Alves, escola estadual, onde se formou professor.
Como professor teve ligeira passagem em algumas escolas de Aparecida e Guaratinguetá, porém sua alma de jornalista falou mais alto ao seu coração e então enveredou-se para a área do jornalismo. Fundou e dirigiu vários e tradicionais jornais da cidade, estendendo sua colaboração a diversos órgãos de imprensa da Região, da capital e de outros estados.
Em São Paulo militou na antiga Folha da Manhã, hoje Folha de São Paulo, nos jornais A Gazeta e A Gazeta Esportiva e, em quase uma dezena de jornais de bairro. Membro da União Brasileira de Escritores, teve o privilégio de, na sua gestão como presidente da UBE – Núcleo Guaratinguetá, promover as primeiras realizações da SEMANA BRITO BROCA e do TROFÉU PIRAQUARA.
Foi assessor de Marketing e Relações Públicas do Banco do Estado de São Paulo, o BANESPA, quando segunda maior empresa financeira do País e atuou como chefe do cerimonial do Banco durante mais de uma década.
Participou de filmes publicitários do Banespa como o goleiro José de Assis, do time ESPERANÇA FUTEBOL CLUBE, campanha essa feita na época da Copa do mundo de Futebol e que foi premiada por vários órgãos.
Desses filmes publicitários nasceu, então, o Esperança Futebol Clube, time beneficente formado por profissionais e funcionários do Banespa que conquistou atenção e carinho por onde passou, pelo carisma e pelas contribuições que fazia a entidades assistenciais.
Foi Membro da Casa do Poeta de São Paulo, da Ordem dos Velhos jornalistas, da Associação dos Funcionários Aposentados do Banespa e da Associação Internacional de Lions Clubes.
Autor do Projeto Mercadológico para Lions Clubes em 1993, do conto Minha Linda Normalista, lançado em 1999 e dos livros A Terra O Homem, Crônica de uma época, onde fala dos áureos tempos da sua cidade natal e Fundo de Quintal, onde torna públicas as poesias escritas durante muitos anos de sua vida.
Deixou-nos em 31/05/2011, com muito ainda a contribuir para o mundo mas foi a vontade de Deus…..

Bem, só pela biografia já dá para saber que ele não fez pouca coisa em sua vida, e tive a oportunidade de ler essa compilação de poesias. Gostei imensamente.
O livro possui 34 poesias, e é todo feito em papel de gramatura alta e amarelo, não deixando os olhos cansados em nenhum momento.

Uma coisa que gostei bastante foi o fato do livro estar repleto de fotos de família. Desde netos, filhas, sua esposa, atuais, antigas, tudo faz com que você se sinta mais próximo, e mesmo que a poesia seja extremamente simples em alguns trechos aquela foto ali do lado dá a sensibilidade que complementa tudo.

No trecho da semana coloquei uma das poesias de que mais gostei no livro, que por uma coincidência muito curiosa, é uma das preferidas da Camila também HAHA deve de ser coisa do nome… O livro percorre desde poesias simples que falam sobre as estações, desde àquelas que falam sobre os antigos carnavais (uma de minhas fotos preferidas desse livro foi a d”As Pomponetes”, que ganharam um concurso de fantasias infantis em 1968, na página 28) e algumas sobre o amor, a desilusão da perda, a velhice, as memórias das guerras. A parte mais interessante de tudo é analisar um tempo histórico diferente, com visões diferentes. Em alguns momentos é uma aula de história tratada de leve. Isso foi o que mais me encantou.

Promessa

Prometo,
Sob o teto aberto
Em que o céu azul se abre
Sobre os seus cabelos.

Prometo,
Sob a luz da estrela guia
Que no alvorecer do dia
Ilumina seu caminho.

Prometo,
Sobre as ondas verdes
Que se inspiram nos olhos
Para beijar as praias.

Prometo,
Sob as brumas da noite,
Sob as fúrias dos deuses,
Sob as dores do mundo,
Sob os sonhos das virgens,
Sobre os abismos profundos,
Sob o fogo das guerras,
Sob a brisa dos mares,
Sob os versos do vale,
Sobre a vida da terra,
Ante a imagem dos pares,
Prometo,
Três vezes,
Prometo;
Ser amante ideal,
O amigo frequente,
O poeta prudente,
Ser companheiro leal.

Prometo e prometo,
Esquecer os seus males,
Ignorar inimigos
Que disputam comigo
Seus encantos profundos.
Prometo,
E outra vez,
Prometo,
Não voltar ao passado
Esquecer nossas rusgas,
Não ouvir as cantigas
Nem vigiar suas fugas.
Eu prometo.

São Paulo, novembro de 1985

Vale muito a pena obter e prestigiar mais um talento desse país!

Pra quem tiver interesse de adquirir, vou colocar os links aqui porque não é possível achar em qualquer livraria, porque é a família dele que administra tudo…

Tem mais infos, aqui no Ciro dos Santosmas em suma você pode mandar um e-mail para minesls@hotmail.com ou masmils@hotmail.com (colocando no assunto: comprar “nome do livro”), no site tem mais sobre o outro livro dele também (que ainda não tive a oportunidade de ler…) A Terra O Homem, esse de crônicas. Então pesquisa aí, que vale a pena.

 

Fundo de Quintal (2010)
Autores: Ciro dos Santos
Páginas: 120

Enjoy!

 

 

Ps.: Muito obrigada a todos que votaram no blog para o prêmio Top Blog! O resultado sai no dia 25, agora é torcer! Ficar entre os 100 já foi lindo!

5 Comentários

  1. Camila Lourenço

    Nossa. Tou chorando demais. Deu muita saudade. O post tá ótimo. <3

    Responder
  2. Nina

    Importante a iniciativa sua de divulgar autores brasileiros – e regionais! Poco conhecidos do grande público, mas que possuem mais talento do que muito best-seller por aí. Gostei.
    Abraços.

    Responder
  3. Biih

    Olá, Camila!
    Adorei a resenha e gostei bastante da sua iniciativa de mostrar o trabalho de autores nacionais. Infelizmente, são poucos os livros nacionais que eu leio. :/
    Beijos!

    Responder
    • camilaLV

      Olá!

      Obrigada!
      Então, estou tentando ler mais leitores nacionais! Estou gostando dos que descobri (sempre tem uns que né… haha mas isso tem não apenas nos internacionais ^^)

      Beijos!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *