E Os Livros da Magia de Neil Gaiman são antiguinhos já, mas tem polêmica sobrando até hoje. E eu só li agora também… então tá bom.
Timothy Hunter é um típico garoto de treze anos de idade que passa suas tardes assistindo à tevê e andando de skate. Mas ele é diferente de praticamente todos os outros adolescentes do planeta e está prestes a descobrir o porquê. Resumindo em uma palavra: magia. Tim não acredita nela, mas a magia certamente acredita nele – pelo menos o suficiente para que alguns praticantes já estejam planejando sua morte. Mas, pra sorte do garoto, ele também tem aliados nos planos sobrenaturais. Quatro dos maiores e mais misteriosos magos juraram protegê-lo e instruí-lo, e cada um deles está preparando uma jornada para demonstrar os perigos e as recompensas da magia. E, acima de tudo, lhe mostrarão o preço.
Sinopse do Skoob
E desde que me conheço de gente e lia Harry Potter fiquei sabendo do tal livro do Gaiman que era meio que idêntico à HP, com a possibilidade da Rowling ter plagiado e assim vai.
E pimba, achei faz um tempão na banca a edição mega linda de luxo de Os Livros da Magia e comprei. Demorei pra ler por conta do ano corrido, mas finalmente li e olha. Nadaver. HAHA
Até o Gaiman já comentou anteriormente que nunca achou que a Rowling teria plagiado, nem ao menos teria lido antes de escrever Harry Potter, que esse arquétipo de jovem bruxo vem láaaa de antigamente, tem até um post do Potterish, láaa de 2009, que comenta sobre essa questão, onde comenta sobre um processo que a Rowling levou de plágio e que não fazia o menor sentido, teria que processar ele também se era pela semelhança.
E depois de ler dá pra reparar mesmo que a semelhança fica somente no aspecto do protagonista, no fato de ter bruxos no meio e na coruja. Que na verdade é um iôiô. A trama é totalmente diferente, tem todo esse aspecto da jornada do herói, e muuuuitos, muuuuitos, muuuuitos crossovers de HQs, contando com personagens como Constantine, Zattana, aparições do Darkseid e 500 outros super heróis/vilões, que acredito que deixei passar enquanto lia, e mundos que aparecem em várias mitologias. (Um adendo pras cenas geniais sempre que o Constantine está em cena <3 )
É uma história mega densa que te traz uma necessidade de ler várias e várias vezes até absorver tudo, todas as nuances, todas as indiretas ou diretas. E também a dar uma pesquisada, porque muitos personagens que aparecem requerem um background literário para entender. O que mais gostei foi que a cada “livro” um desenhista fica responsável, e não aconteceu como com algumas outras publicações onde a quebra de traço é tão grande que chega a incomodar, mas ficou tudo tão fluido que mal se sente.
A jornada com o Timothy Hunter é super agradável e mágica. Mesmo que no princípio a magia não exista (pra ele). E mesmo que no fundo, no fundo, seu caminho já esteja sendo traçado desde o primeiro passo.
Os Livros da Magia
Autores: Neil Gaiman e John Bolton; Scott Hampton; Charles Vess e Paul Johnson
Editora: Panini/Vertigo
Páginas: 212
E CORRE AQUI e vem responder o questionário mega joia e ajudante do Castelo e Cartas! (Só clicar na imagem, é super rapidinho! <3)
EEEe…. agora o Castelo de Cartas tem lojinha! <3
Oi, Camis!
Cara, tenho muita vontade de ler algo do Gaiman, e essa semelhança aí com J.K WHAT? Poxa, porque se for, ahsuahsus Mas enfim, espero poder ler em breve. O que me deixa meio pé atrás é esse excesso de personagens, sei lá, não curto.
Beijão
Ahhhh, leia sim, minina!!! haha
(Camila tem um ataque fangirl de Gaiman. Volta ao normal.)
SÉRIO! HAHA Mas na verdade, dizem que HP que tem a ver, porque o do Gaiman surgiu antes e pãns. Maas, até o Gaiman falou pra deixar quieto… ^^
Cara, é muita gente. Mas dá pra levar 🙂
Beijo!