A Casa da Seda – Sherlock Holmes – OGS #95

por | fev 12, 2015 | Resenhas, Sem categoria

sherlock holmesE li A Casa da Seda do Anthony Horowitz pela curiosidade em saber se ele teria dado conta de escrever um Sherlock Holmes… e olha. Tenso.

O detetive Sherlock Holmes está de volta! Os mesmos métodos irresistíveis de dedução, a incrível velocidade de raciocínio, a parceria com Dr. Watson, os mesmos vícios e manias, o clima de suspense e mistério que prende o leitor até a última página. O que muda é o autor que assina este romance. O mais famoso detetive da história, criado por Arthur Conan Doyle no fim do século XIX, agora ganha vida pelas mãos de Anthony Horowitz. A Casa da Seda é o primeiro caso de Sherlock Holmes escrito por outro autor a obter reconhecimento e autorização oficiais da entidade que administra e protege a obra do escritor, o Arthur Conan Doyle Estate. Na trama, o leitor se depara com uma Londres gelada. É novembro de 1890 e Sherlock Holmes e Watson estão juntos à lareira saboreando um chá, quando um agitado cavalheiro bate à porta do número 221B de Baker Street pedindo ajuda. Agoniado, ele conta que está sendo seguido há semanas por um homem com o rosto marcado por uma cicatriz. Intrigados pelo relato, Holmes e Watson logo se veem às voltas com uma série de acontecimentos enigmáticos e sinistros que se espalham da penumbra das ruas de Londres ao fervilhante submundo do crime de Boston. Quanto mais mergulham no caso, mais se deparam com um nome, que é sempre sussurrado – ” A Casa da Seda”. Uma misteriosa entidade, um adversário mais mortal que qualquer outro já enfrentado por Holmes. Depois dessa leitura, ninguém terá mais dúvidas. Holmes está mesmo de volta (Sinopse do Skoob)

Sempre via essa capa linda do A Casa da Seda quando passava nas livrarias ou nas lojas virtuais, mas nunca comprava pela questão base, “ah, mas não é o Doyle, gentchi.” Aí, num belo dia na Amazon, vejo que o ebook estava em mega promoção, veio aquele impulso. E pimba. Comprei. Demorei pra ler como toda minha meta do skoob do ano passado, que vai sendo modificada pelas compras contemporâneas. HAHA

Mas finalmente li.

A premissa base do livro é genial. A desculpa para somente ter divulgado a história agora, é por conta do mistério dito mais pesado e polêmico de toda a carreira de aventuras do Watson e Holmes. Então, Watson diz que entregou para seu descendentes para que somente muito tempo depois essa história pudesse ser revelada, quando as consequências dessas revelações não fossem causar tanto dano. Adorei essa desculpa. HAHA De verdade.

Aí, vamos lá, um livro meio longo, achei o começo mega maçante. Achei lento, chato e admito que talvez fosse pelo preconceito de “affe, nem lembra o Watson do Doyle escrevendo”, mas aí, da metade pra frente, quando as coisas começam a ficar cada vez mais tensas, indo ladeira abaixo num frenesi absurdo, comecei a gostar. Peguei no tranco. As tiradas do Horowitz sobre um Holmes sarrista são deliciosas, os xingos à competência do Lestrade, ao mesmo tempo que é o único policial em que confia de verdade, foi tudo uma delicia.

Mas aí começou a dúvida, será que ele ia corresponder à questão do “assunto tão mega polêmico que só deveria ser revelado décadas depois da minha morte” do caso? E lá pro final, a gente já consegue pescar o que é. E bem, é bem polêmico, sim, ainda mais considerando toda um contexto histórico e puritano. (não direi mais nada… haha) E adorei a presença de um personagem discreto, que só apareceu pro Watson… que bem… MORIARTY, SEU LYNDO. ((Selecione pra ler o spoiler. haha)

Mas em resumo, é uma leitura agradável, ele consegue te cativar e depois da metade vai tudo numa facilidade incrível. Pelo menos nesse livro, senti que a A Casa da Seda conseguiu me passar tudo que o Doyle gostava de passar nos seus livros. E dá pra sentir que o que mais ajudou é o fato do amor que autor sente pela história, pelos personagens e a dedicação na hora de escrever.

 

A Casa da Seda
Autores: Anthony Horowitz
Editora: Zahar
Páginas: 212

Link no Skoob

insta-questionario

E CORRE AQUI e vem responder o questionário mega joia e ajudante do Castelo e Cartas! :D (Só clicar na imagem, é super rapidinho! <3)

EEEe….o Castelo de Cartas tem lojinha! <3

logo loja na tanlup

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *